SEVILLA TIENE UN COLOR ESPECIAL!!!
E pronto a quarta Maratona da carreira está concluída. Foi a minha segunda participação nesta emblemática maratona no país vizinho.
Éramos 13000 almas, 1539 mulheres e 11466 homens.
"A Zurich Maratona de Sevilha, organizada pelo Instituto Municipal de Deportes del Ayuntamiento de Sevilla e Motorpress Ibérica, esgotou de novo nesta edição os seus 13.000 dorsais disponíveis a um mês de antecedência, e conta com um espetacular percurso, o mais plano da Europa, que percorre os lugares mais emblemáticos da cidade, como a Plaza de España, a Torre del Oro, a Giralda, o Parque de María Luisa ou La Maestranza. A Zurich Maratona de Sevilha é perfeita para atingir um grande tempo devido ao seu percurso plano, ao nível do mar e protegido do vento, pelo clima da cidade no final de fevereiro, pelo belo percurso que agora volta à zona histórica e turística com mais público, pelo requintado tratamento ao corredor reconhecido pelos participantes e instituições, e porque Sevilha oferece a todos as condicionantes turísticas para que se viva uma semana única a todos os visitantes." in site da prova.
Desta vez, do clube ACPORTALEGRE fomos oito lobos a perfurar as calles de Sevilla, a saber: Miguel Serafim, Rui Monteiro, Lena Ceia, Maria Vitorina Mourato, João Carlos Correia, Manuel Ceia e a minha pessoa.
A prova teve o seu início pelas 9 h com um clima excelente para a corrida e com vento quase nulo, o que se demonstrava aprazível para a obtenção de boas marcas.
Iniciei a prova em muito bom ritmo e com o acompanhamento de 2 colegas, nomeadamente a Lena Ceia e o Rui Monteiro, fomos os três juntos até sensivelmente aos 17 km´s . Aí a Lena continuou o seu ritmo (ou aumentou), porque foi a partir daí que comecei a perder alguma cadência.
É aqui que aparece o grande Rui Monteiro, pois foi o Rui que me incentivou a continuar com o bom ritmo que trazia, por forma a conseguir bater a minha marca, ou seja, obtive aqui a minha melhor marca numa 1/2 Maratona 1 h 55`57´´.
A partir da 1/2 conheci um verdadeiro amigo, o Rui Monteiro.
Pois, não mais o Rui me abandonou, já que foi o meu anjo da guarda até ao final da prova,
era o Rui que ia aos abastecimentos e me dava água;
era o Rui que puxava por mim;
era o Rui que me incentivava;
o Rui foi um verdadeiro amigo na verdadeira aceção da palavra, publicamente aqui agradeço ao Rui todos os estímulos que me foi dando.
Abraço forte para ele.
No que ao traçado da prova diz respeito, tenho a destacar pela negativa o facto do traçado ter mais que efetivamente os 42,195m, o meu Garmin Fénix registou 43,090m.
Não fui o único a registar mais metros no GPS, tenho conhecimento de outros colegas que também detetaram a mesma incidência, estranhamente este facto ocorreu quando era uma prova em que se esperavam mínimos olímpicos e era uma prova que estava calendarizava no Campeonato Nacional de Espanha de Maratona.
Então para os meus registos de marcas desta prova, contam os tempos que o meu Garmin marcou à Meia Maratona e à Maratona.
Deste modo, à Meia Maratona obtive a marca de 1 h 55´57´´
e aos 42,195 m obtive as 4 h 10´ 12´´ (ou seja, retirei 2 min. à Maratona de Sevilha de 2015 e retirei 17 min.à Maratona do Porto ocorrida em novembro último)
clicar no link para ter acesso a toda a classificação
Aqui está o vídeo da minha chegada
clicando no link dá acesso a toda a prova
Enfim, nesta Maratona consegui bater os meus melhores tempos à Meia Maratona e à Maratona!!!
Enahorabuena, lo he conseguido!!!