A 5.ª Maratona da Carreira desportiva está feita. Foi em Berlim. Sim BERLIM!!!A Maratona de Berlim faz parte da World Marathon Majors, que é uma competição que é composta de seis maratonas anuais realizadas em Chicago, Londres, Boston, Nova York, Berlim e Tóquio (desde 2013); uma prova bienal, a maratona do Campeonato Mundial de Atletismo e uma quadrienal, a maratona dos Jogos Olímpicos. Cada série WMM estende-se por dois anos civis, o segundo ano de uma série sobrepõe-se com o primeiro ano da próxima.
Maratonas WMM
- Maratona de Tóquio — disputada em fevereiro (incluída em 2013)
- Maratona de Boston – disputada em abril
- Maratona de Londres – disputada em abril
- Maratona de Berlim – disputada em setembro
- Maratona de Chicago – disputada em outubro
- Maratona de Nova York – disputada em novembro
A Maratona de Berlim é uma maratona muito rápida e de alto nível atlético, por ser disputada sob condições climáticas adequadas e num percurso plano, sem grandes elevações. Os elevados prémios monetários atraem anualmente alguns dos melhores maratonistas do mundo de ambos os sexos.
O evento é dividido por dois dias de um fim de semana. No sábado, patinadores - cerca de 8 mil deles - cadeiras de rodas, caminheiros, marchadores e ciclistas com deficiências que correm em bicicletas especiais, disputam uma prova no mesmo percurso e distância da maratona do dia seguinte. Uma corrida para crianças, com um décimo de distância da maratona - 4.219,5 m - também é disputada.
Em 2014, o queniano Dennis Kimetto estabeleceu um novo recorde mundial para a distância nesta maratona, com a marca de 2:02.57, a décima vez que um recorde mundial foi batido em Berlim e o sétimo deles na prova masculina.
Como referi anteriormente, a prova tem um percurso completamente plano, tendo como partida o parque verdejante de Tiergarten.
Demarcado todo dentro da metrópole de Berlim, o percurso da prova começa e acaba próximo das Portas de Brandenburgo. Por causa da divisão da cidade antes da reunificação da Alemanha, até 1989 ele era limitada à área de Berlim Ocidental. Na edição de 1990, após a queda do Muro, os atletas puderam finalmente atravessar Brandenburgo e a cidade unificada viu corredores passarem por suas duas metades. Um grande número de alemães que participou desta prova cruzou Brandenburgo com lágrimas nos olhos.
Atualmente, após deixar Brandenburgo, o percurso passa por Charlottenburg, contorna o Tiergarten e dirige-se ao sul para Friedrichshain. Neste bairro, vira à oeste e passa através de Schöneberg para Steglitz e Zehlendorf, onde vira para o norte de volta em direção ao centro de Berlim. Contornando novamente Schöneberg, o percurso termina fazendo um círculo completo, atravessando novamente as Portas de Brandenburgo até a linha de chegada.
Para participar nesta prova os atletas ACPORTALEGRE/UTSM sujeitaram-se a um sorteio de dorsais, em que para esse mesmo sorteio estavam inscritos cerca de 500.000 participantes. Participaram cerca de 42.000 atletas de 122 nacionalidades.
Nesta foto os atletas ACP posam com o vencedor de 2014 Wilson Kipsang com a marca de 2h 03´23" .
Para este CityBreak Desportivo a Berlim acompanharam-nos a família Monteiro, desde já queria agradecer a eles por se terem revelado uma excelente companhia, um casal sempre bem disposto e muito simpático a eles o nosso obrigado!
Em relação ao meu desempenho ele podia ser melhor, todavia o primeiro objetivo foi alcançado, o terminar a prova em bom estado. O segundo objetivo não foi alcançado, uma vez que queria melhorar a marca de Sevilha de 4 h 12´, não consegui. Há que continuar a trabalhar com o mesmo afinco e dedicação como tenho feito até aqui.
A marca que alcancei foi a melhor possível, já como o João Carlos referiu no site do clube "https://acportalegre.com/2016/09/25/monteiro-e-rodrigues-na-maratona-de-berlim/", a preparação para esta prova não foi fácil, uma vez que no nosso Alentejo as temperaturas altíssimas que se fizeram sentir não permitiram a consolidação de um processo treino ao nível dos desempenhos pretendidos.
A marca que alcancei foi a melhor possível, já como o João Carlos referiu no site do clube "https://acportalegre.com/2016/09/25/monteiro-e-rodrigues-na-maratona-de-berlim/", a preparação para esta prova não foi fácil, uma vez que no nosso Alentejo as temperaturas altíssimas que se fizeram sentir não permitiram a consolidação de um processo treino ao nível dos desempenhos pretendidos.
Para a história fica a marca de 4 h 33´03".
clicando no link dá acesso a toda a classificação
clicando no link dá acesso a toda a prova via Gamin Fénix 3