segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Balanço da Temporada 2013

O post tem como objetivo fazer o balanço da época desportiva, rumo ao PESO IDEAL.

Foi o ano zero de uma NOVA VIDA!

Não vou esmiuçar as provas que participei, uma vez que os relatos foram feitos nos posts respetivos às provas. Seguem-se as fotos dos dorsais e respetivas medalhas de participação.
 Dorsais das duas Meias Maratonas de Lisboa, assim como dos 10K de Madrid. 
 Dorsais das duas São Silvestre do Crato; 10k de Grândola; Corrida das Fogueiras em Peniche; Corrida de São João em Évora; Corrida da Unicef em Vilamoura
 Dorsais dos Trail´s de: UTSM Portalegre-k21; Sunset Trail de São Pedro Moel-k21; Trail do Zêzere- k23
 Medalhas de participação e troféu Finisher do Trail do Zêzere e Troféu de 2º classificado na São Silvestre do Crato na Categoria de naturais do concelho do Crato

sábado, 28 de dezembro de 2013

São Silvestre do Crato 2013

Realizou-se no dia 22 de dezembro mais uma edição da São Silvestre do Crato, superiormente organizada pelo Município do Crato. Juntamente com a realização da prova de São Silvestre, realizou-se igualmente uma caminhada e provas para os mais novos. Na caminhada participou a minha esposa e família. O meu filho participou igualmente nesta manifestação desportiva.
 Aqui o meu Diogo na passagem para a última volta.
 Aqui eu à partida.
 
Estes foram os meus parceiros de corrida: Nuno Lucas, Cajé, Helder Rodrigues (irmão), Luís Morais e Paulo Curado. 
 No sprint final para a meta.
 A subida ao pódio do meu filho Diogo, ficando em segundo lugar na sua categoria.
Subida ao pódio para receber das mãos do Presidente da Câmara do Crato, o troféu de segundo classificado na categoria de naturais do Crato. 
Clicando no link dá acesso à prova

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Etapa mais LONGA - Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Mais um Mestrado e mais uma meta alcançada na minha vida. ESTA SIM FOI UMA GRANDE CORRIDA COM EXCELENTE RESULTADO. 17 VALORES.



Como considerações finais o meu trabalho teve as seguintes:

Uma revisão bibliográfica sobre o “estado da arte” e a interligação entre o treino a longo prazo, os requisitos do desporto de alto rendimento e os modelos de identificação e selecção do talento desportivo..

O “despontar” de novos talentos e em particular no futebol está diretamente relacionado com o período de formação dos jovens atletas, sendo consequência do planeamento executado nas categorias de base. 

O processo para a ISPOTD acontece numa perspetiva multidisciplinar, a partir de um conhecimento integral do desporto, havendo uma interação multidisciplinar de especialistas (treinadores, médicos, investigadores). Este aspecto parece ser consensual. Contudo, não há um assentimento claro sobre a importância relativa das várias medidas, métodos e instrumentos de avaliação na prognose do rendimento desportivo futuro. 

Nos vários trabalhos analisados, a natureza transversal de pesquisa sobre atletas talentosos, restringe o desempenho e previsão a algumas tentativas para validar modelos preditivos nas várias abordagens longitudinais, sendo este especialmente complexo no futebol, onde o desempenho está consubstanciando em vários fatores inclusive de natureza relacional (entre jogadores). De facto, a ausência de critérios científicos precisos que contrastam com a necessidade diária dos profissionais que lidam com o futebol, sendo que a falta de suporte científico não impede que exista um sistema de avaliação dedicado à prognose do rendimento desportivo no futebol.

Vários autores salientam a importância dos critérios inatos enquanto determinantes para o alto rendimento desportivo. Mais recentemente, reconhece-se a importância do contexto de desenvolvimento do talento, enquanto catalisador de um determinado potencial hereditário. Contudo, mesmo com esta perspetiva os imponderáveis são imensos na prognose futura do rendimento de cada atleta (entre os quais a maturação, o apoio familiar, a adequabilidade das cargas de treino, etc.). Os modelos mais sustentáveis parecem ser aqueles que são permeáveis a essa flutuação/ruído, oferecendo continuamente condições de desenvolvimento desportivo ótimas à manifestação do talento à medida que o jovem atleta percorre as várias etapas de preparação desportiva.

Urgem estudos longitudinais para cada desporto para que seja possível determinar mudanças das propriedades fisiológicas, antropométricas e psicossociais da elite e sub-elite durante o processo de maturação. Para além disso, o desenvolvimento destes modelos multidisciplinares de avaliação do perfil do talento devem promover a ligação entre o perfil genético, o desempenho desportivo e o comportamento humano no âmbito do desporto e da atividade física.

Trail do Zêzere - k23 - Uma autêntica Montanha Russa

Esta crónica está a ser escrita 10 dias depois da realização da prova. Foi uma prova duríssima, em que cometi uma "maldade" com a minha família fazendo-os levantar pelas 4.00 da manhã, já que me fiz transportar em autocarro juntamente com os atletas do ACP/UTSM e "Os Trinca-Espinhas"
A prova tinha como descrição: "Eis o gráfico altimétrico do Trail do Zêzere 2013 - K23 
Desnível positivo (D+) - 1150 metros
Desnível negativo (D-) - 1175 metros

Elevação mínima: 135 metros
Elevação máxima: 420 metros

Um percurso que irá exigir dos participantes um esforço adicional, mas que será compensado pelo locais e paisagens fantásticas por onde passará o Trail do  Zêzere 2013. 

Prepare-se bem! Este Trail não é fácil... mas se o fosse, não se trataria de um verdadeiro Trail!"

Tem sido meu objetivo principal somente a participação em provas, nunca olhando a classificações e a tempos (tentando sempre terminar dentro do tempo). Assim, nos momentos das partidas estou sempre com uma boa disposição e descomplexado.


O que tenho ganho com estas provas, tem sido o facto de conhecer um pouco do desconhecido perto de nós, já que me tenho deslumbrado com paisagens fantásticas.

Como podem ver, em certos trajetos de prova há a disponibilidade para tirar fotos, conversar, trautear canções, agredir verbalmente os organizadores (pela dureza das provas-sem eles saberem, claro!!!), etc. 

Esta prova foi muito dura, tendo em determinados trajetos cordas para podermos subir os penhascos, como retrata a foto seguinte.
Tenho referido SEMPRE, que para mim a classificação não me interessa nem o tempo, tentando fazer sempre o melhor possível, já que o que preconizo como objetivo primário, A PERDA DE PESO, para mim, as questões dos resultados não contam, ou por outra são segundarizados, contando sempre a satisfação pessoal, o prazer de correr em locais fantásticos e conviver com gente com que me tenho identificado. 
Eis aqui eu à minha chegada, sempre feliz por ter terminado e descomplexado com o tempo e a classificação.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

TrailCamp promovido por Armando Teixeira na Serra da Estrela

No fim de semana de 1, 2 e 3 de novembro decorreu em Vale de Rossim na Serra da Estrela um TrailCamp promovido pelo atleta de Trail Armando Teixeira, evento este em que tive o prazer de estar presente.
Sou mais uma vez um individuo de muita coragem, porque corri junto de grandes atletas e com muitos anos de corridas, desde atletas com várias participações no UTMB (Ultra Trail Mont Blanc), trail´s de 111km, trail´s de 100km, enfim atletas muito poderosos no que diz respeito à aptidão física.

Perante este estilo de vida que adotei a partir da faixa etária dos 40 anos, este foi sem dúvida o fds mais dificil, uma vez que corri e caminhei em duas etapas consecutivas, ou seja, no sábado percorri 18.720 m e domingo 24.270 m, isto é, corri e andei (Modo CACO-Caminhada-Corrida) 42.990 m - FABULOSO.

Foi um fds ÚNICO, conheci gente ímpar, Homens e Mulheres com excelentes princípios de vida, sempre pronto(a)s ajudar outros.

Estas duas "meninas" foram minhas companheiras durante grande parte do trajeto, ajudaram-me bastante, são "meninas" já com algum traquejo destas andanças. Bem hajam Anabela Rodrigues e Fátima Gonçalves.
Tive o prazer de conhecer uma grande parte do ponto mais elevado de Portugal Continental.
Gostava também de agradecer em uno ao casal Gonçalves a forma como transmitiram os conhecimentos que detêm de trail.
Os workshop´s tiveram igualmente uma alta qualidade, já que foram norteados por profissionais bastante capacitados. 

Desde o Marco Martinho para abordar as questões relacionadas com o equipamento desportivo.
O Professor Paulo Pires para abordar a metodologia do treino e preparação de provas.
O capitão Cláudio Quelhas sobre as questões da segurança em montanha.
A Enf. Joana Graça sobre a nutrição e lesões desportivas no trail.

Gostava de agradecer também ao Catarino, a FORÇA que me foi dando durante os percursos, revelou-se uma pessoa espetacular.

Agradeço igualmente ao Júlio Barbas, na forma como nos recebeu e nos prendou com os "piqueniques"

Por último, queria agradecer ao Armando os ensinamentos que me transmitiu e a forma como me foi incentivando.
QUANDO O HOMEM SONHA A OBRA NASCE!
OBRIGADO ARMANDO TEIXEIRA!!!

Clicando nos links dá acesso aos percursos

domingo, 13 de outubro de 2013

Afinal sou um Tipo com muita CORAGEM!!!

Tendo a minha pessoa a iniciativa em promover, juntamente com o Bruno Carrilho, o Emílio Paulino e o João Catarro em colaboração com o ACP este treino, a fasquia estava alta porque qualquer evento realizado pelo ACP, marca a diferença.

Assim tivemos a preocupação para que não falhasse nada a quem nos visitasse, dando todo o apoio logístico durante o percurso, o traçado do mesmo fosse do agrado de todos e o culminar da atividade com um bom e típico almoço da nossa região.

Decorrido o ARRONCHES TRAIL RUNNING ON sinto-me um individuo com muita coragem.
Depois da última prova que realizei os 10 km de Vilamoura, seguiu-se um período de recuperação, já que tive uma lesão durante as férias, como documentei em posts anteriores.

Com muita CORAGEM porque corri ao lado de verdadeiros campeões, já que são atletas com muitos anos disto, desde atletas que no fim de semana anterior fizeram as Maratona e a 1/2 Maratona de Lisboa com excelentes tempos, sejam atletas que finalizem trail´s de 100 km com magníficos resultados, posto isto foi preciso coragem para correr ao lado deles.


Aqui estão as minhas companheiras de luta, que pese embora o facto ainda carregam com muito peso.

Os meus agradecimentos vão para o pessoal amigo dos Bombeiros, nomeadamente ao Alexandre Parente "Massas", ao Sr. Manuel Carrilho, ao Diogo Carrilho e ao Carlos, ao Dr. Conde pela oferta das águas para o abastecimento. Em último lugar, gostava de agradecer à Câmara Municipal e na pessoa da Srª. Presidente, Eng. Fermelinda Carvalho, assim como ao Dr. José Bigares o apoio deram a este evento.


Esta iniciativa foi uma "semente" que colocámos, e que gostávamos de ver crescer, uma vez que o concelho, nomeadamente as freguesias rurais (Mosteiros e Esperança) têm condições naturais excelentes para a prática deste modalidade em franca expansão no território nacional.


Estes forasteiros Runners, tiveram o prazer de visitar um dos ex.libris turísticos do concelho, as PINTURAS RUPESTRES e ficaram maravilhados.
Clicando no link dá acesso a todo percurso

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ARRONCHES Trail Running ON

É mais uma iniciativa ACP destinada a divulgar a corrida, o trail Running e o Alto Alentejo, como região privilegiada para a prática deste desporto de contacto tão próximo com a natureza. Denomina-se Arronches trail running ON e terá o concelho de Arronches, muito particularmente a freguesia de Esperança e a fronteira luso-espanhola como palco e o próximo sábado, dia 12 de outubro, como data de realização. Trata-se de uma corrida/progressão ao longo de 22 Km por trilhos em autonomia total, i. e., cada participante terá que transportar consigo tudo o que considerar necessário para se alimentar e para se hidratar. É adequada a quem já se tenha iniciado na corrida e consiga manter-se em esforço durante cerca de 3 h a 4 h, correndo lento e progredindo rápido nas subidas. Não é uma caminhada! Não há apoio nem recolha de desistentes pelo que o espírito aventureiro é absolutamente necessário. Será uma manhã fabulosa, na linha dos outros eventos free que o ACP vem organizando. Se sente capacitado tome nota do Programa-Horário. Registe também que não foi subscrito qualquer seguro e que os riscos inerentes decorrem sob única e exclusiva responsabilidade de cada participante.

Programa-Horário:
9 h – Encontro no Estádio municipal de Arronches.
Deslocação para Esperança nas viaturas necessárias.
12 h 30 m –  Previsão de conclusão do evento.
Deslocação para o Estádio de Arronches. Banho no estádio.
13 h a 14 h – Almoço facultativo de peixe do rio com preço até 10 €. Marcações antecipadas até quinta-feira junto de Nuno Rodrigues (964392340) ou de Bruno Carrilho (925867412).
Lá para as 16 h – Retorno ao local de origem com um empeno médio a grande e um sorriso rasgado.
Nota: Organização local dos atletas ACP Emílio Paulino, Bruno Carrilho e Nuno Rodrigues com a colaboração do município de Arronches e de diversos particulares. A todos eles o nosso muito obrigado.
É de salientar que o traçado terá uma visita às PINTURAS RUPESTRES DA ESPERANÇA

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A PARAGEM FORÇADA JÁ TEM CONFIRMAÇÃO

Como referi no post anterior, terminadas as férias iria consultar um médico de referência na área de ortopedia. 

Então o diagnóstico do médico foi um estiramento no gémeo esquerdo.
Meio de diagnóstico:
Realizar uma ECO.

Tratamento:
10 sessões de fisioterapia e fazer repouso durante 60 dias. 
Isto é, recomeço dos treinos a 8 de outubro. (60 dias depois da lesão).

Como efeito prático desta lesão, tenho suspensos os treinos e a não participação em provas que já estava inscrito, nomeadamente:
- III Trilhos dos Templários (Tomar) - 1 de setembro;
- I Trail do Sôr (Ponte de Sôr) - 15 de setembro;
- MEO Urban Trail (Lisboa) - 21 de setembro;
- Grande Trail da Serra d´Arga (Caminha) - 28 de setembro;
- Meia Maratona de Lisboa - 6 de outubro.

RECUPERAR, RECUPERAR, RECUPERAR!!!

sábado, 24 de agosto de 2013

PARAGEM FORÇADA!!!

Escolhi o dia do meu aniversário para colocar mais um post. Depois da última participação na prova que realizei em Vilamoura (3/8), passados dois dias (5/8) voltei aos treinos. No 1º treino após a prova tive uma dor incessante nos gémeos da perna esquerda e fez com que me prendesse o movimento e me impedisse de correr. Logo nesse dia, pesquisei sobre os sintomas e fui levado a pensar que era uma contratura. O que com um tratamento adequado e o mais tardar uma semana estava OK e podia voltar a correr. Passado este tempo todo, não se verificou a minha recuperação.

Ando triste, desolado e desiludido com a situação, não poder treinar, não poder correr enfim não me poder divertir com a corrida. Com esta situação já me vi obrigado a desistir de uma prova, o III Trilhos dos Templários em Tomar no dia 1/9.
É um sinal que o meu corpo está a dar, logo numa altura em que estava motivadissímo e com condições para treinar num ambiente perfeito, a praia e em areal para adquirir a tal força muscular e o fortalecimento dos Tendões de Aquiles que é tão necessária para enfrentar as agruras dos trail´s e os declives do terreno. Já tinha planificado treinos na Ria Formosa, na zona do Ludo indo até à ilha de Faro voltando depois a Quarteira pela praia. Estes treinos apenas eram realizados no fim do ciclo da semana em que era o treino mais longo e duro.

Não, não vou cair, deitar a toalha ao chão!
Vou vencer e não vou desistir!

Os benefícios são superiores aos prejuízos, esta situação é apenas transitória, é um precalço nesta longa caminhada que é o de alcançar o peso que considero ideal. 
A próxima etapa será obter uma consulta num bom ortopedista (consulta já está marcada) e depois passar à fase seguinte. 
Vou manter-vos informados da próximas etapas.

sábado, 3 de agosto de 2013

MiniMaratona UNICEF em Vilamoura - 10K

Encontrando-me de férias com a minha família, na zona do PAÍS mais IN no que diz respeito a férias, realizou-se em Vilamoura, uma prova denominada MiniMaratona UNICEF com a distância de 10K.

Foi uma prova realizada ao final do dia, com uma temperatura excelente para a prática do Atletismo.

Com esta minha saga e incursão pelo RUNNING, "cá vou eu levando a água ao meu moinho", ou seja, pouco a pouco lá vou conseguindo os meus objetivos.
Nesta prova, tinha como fator primordial, a melhoria da minha marca pessoal numa prova de 10k, foi o que aconteceu, fiz 55`27", para mim Muito Bom!!!
Aqui à chegada com o meu filho Diogo Luís.

Clicando no link dá acesso a toda a prova

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Treino de Trail na Serra de São Mamede, pequeno PARAÍSO - cascata do Monte Sete

No dia 28 de julho (domingo) participei com atletas do ACP em mais um treino de Trail pelo Parque Natural de São Mamede.

O inicio deu-se na Tasca da Cascata, no lugar de Monte Sete. Foram estes os meus companheiros de passeio, e que companheiros!


O passeio foi em modo de COCA - corrida (CO) caminhada(CA) ou CACO como entenderem o termo.

Os Runners foram sempre em amena "cavaqueira", com a respiração controlada de forma a se irem podendo contar as suas experiências e motivações com vista a este estilo de vida.



Este meu novo modo de vida (Trail Running), acontece devido ao facto de me sentir num estado muito mais saudável, indo ao encontro daquilo que preconizo que é a perda de peso e a transformação do tecido adiposo em tecido muscular (não sendo todavia fácil).

Neste treino, pude voltar a constatar com os meus companheiros, da beleza da nossa terra (Serra de São Mamede).

A parte final do treino decorreu numa das maravilhas da Serra de São Mamede, a cascata do Monte Sete.


Esta cascata é na sequência da nascente do rio Gévora.

Aqui já na parte terminal do treino antes da 3ª parte.

A 3ª parte foi um belíssimo repasto, uma feijoada de javali.


Onde é que ela está?

Clicando no link dá acesso a todo o percurso.