segunda-feira, 17 de março de 2014

Meia Maratona de Lisboa - Ponte 25 de abril - 16/03/2014

Finda mais uma prova, cá estou eu para relatar algumas incidências da mesma.
A prova teve inicio pelas 10.30 h sob uma temperatura de cerca de 20º. À medida que a hora foi adiantando a temperatura foi aumentando (como é óbvio), assim com 2/3 de prova concluída a temperatura do ar já era de 23 º. Temperatura esta, à qual eu não estava habituado a correr, ou seja, não me preparei para esta temperatura, já que tínhamos vindo de dias mais amenos. Aqui eu à partida junto do meu irmão, Hélder Rodrigues.
Aquando do sinal de partida só me consegui situar a cerca de 200 metros da linha de partida, tal era o número de atletas à minha frente. 
Esta Meia Maratona foi a primeira prova que realizei em que tinha um objetivo preciso, ou seja, diminuir os tempo da última Meia em que participei, isto é retirar minutos às 2h 32´ . 
Com esta prova retirei uma grande ilação. Sendo especialista no treino desportivo, mas não enquanto atleta, cometi um erro crasso. Como vou cumprido os objetivos, quer em provas quer em treinos, iniciei a prova sob um ritmo extremamente elevado, ou seja, deslumbrei-me com a prova e com o excesso de confiança que detinha.
Cheguei a correr a uma média de 4´30"/km, a média dos 8 km´s iniciais foi 5´34´ (elevadíssimo), já que deveria correr a uma média de 5´41" para obter o tempo de 2h., apesar de ter sido aconselhado pelo meu amigo Bruno Carrilho de dividir a prova em 2 partes,fazendo a primeira parte é mais lenta que a segunda.

Face aos treinos que tinha efetuado para esta prova, propus-me alcançar um tempo entre 2h e 2h10´. 

O meu tempo de prova foi de 2h 05´27"
Aqui na chegada com a minha esposa que efetuou a Mini-Maratona, prova em regime de Caminhada com a distância de 7-8 km.

Com a a realização desta prova, senti que cometi erros, que tenho que recalendarizar a prova Rainha (Maratona) para a época desportiva, uma vez que recolhi informações que a melhor Maratona para se efetuar o Batismo é a do Porto, e não a Maratona de Lisboa que eu me propus. 
Esta situação é para ir maturando e ir recolhendo mais informações junto de atletas habituados à distânica mítica.   

6 comentários:

  1. Muito bem Nuno!! O que importa é que reconheceste o erro e aprendeste. Para a próxima liga o turbo mais tarde, lá para o km12... :))
    Beijinhos e parabéns!! Grande tempo, mesmo assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anabela.Boa sorte para o Paulo para as Areias e muita cabecinha!

      Eliminar
  2. Começaste por falhar com a ânsia de passar mais e mais atletas (ao ponto de te mudares para a zona dos atletas da mini pq estava a escoar mais rapidamente), esqueceste-te que estavas a fazer uma meia maratona e não 10km. Se me tivesses acompanhado nos primeiros km juntamente aos outros amigos que estavam connosco tinhas feito ainda melhor tempo do que fizeste. Contudo esse resultado de facto foi exemplar, conseguiste retirar 27´ ao tempo anterior. Deves estar satisfeito como eu estou também com o meu resultado, pois conseguir retirar 32´à última meia que fiz. Os erros corrigem-se facilmente quando os reconhecemos. Abraço brother e boas corridas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade brother, além de estar nervoso também estava ansioso, foi um erro grande.Em Madrid já não o repito.Abraço.

      Eliminar
  3. Um lobo não tem ansiedades, tem ânsia em alcançar a meta ... tão breve quanto o que for possívela! Continua animado, vive cada experiência e não te preocupes muito com tempos e recordes. Quanto à Maratona qualquer uma é boa para uma primeira experiência embora considere a do Porto realmente muito bonita. Dá-lhe forte! :)

    ResponderEliminar