domingo, 3 de novembro de 2019

Corrida do Sporting Professor Mário Moniz Pereira


De volta às corridas, agora na Corrida do meu Clube, na 9.ª Corrida Sporting Professor Mário Moniz Pereira. Estou a fazer este post após a derrota do clube em Tondela por 1-0, não estou muito satisfeito, mas enfim...

Aqui com os troféus da época transacta nas modalidades em que o Sporting foi CAMPEÃO EUROPEU nas modalidades de Goalball, Corta-Mato, Futsal e Hóquei em Patins.


O Sporting não é só futebol, mas sim, o futebol é a mola real de toda a actividade do clube, porque caso o clube não ganhe no futebol, tudo em torno do clube fique como que "minado", todo o ambiente fique hostilizado que é o que neste momento se passa no Sporting, está um Clube fracturado.

O Sporting não é um clube grande é um clube muito grande, aqui a família Rodrigues a posar para a foto com o campeoníssimo de Atletismo, o antigo recordista mundial da Maratona, Carlos Lopes.


Junto à mítica Porta 10A, porta do antigo Estádio José de Alvalade, local por onde todas as personagens dos jogos entravam.


Na partida encontrei o meu amigo Carlos Fernando Vieira, ex.Vice Presidente do Sporting, que também vê nas corridas um estilo de vida saudável.


Nesta mudança de objectivos desportivos, isto é, ser TRIATLETA, os ritmos são outros, já que efetuo mais dois segmentos, nado e rodo de bicicleta, logo com outras cargas de treino, mas quem me acompanha são sempre os mesmos o meu filho Diogo Luís Rodrigues e mulher Maria João Rodrigues, a eles o meu agradecimento por estarem presentes nestas andanças.


A prova foi feita num ritmo sempre controlável e em autonomia total, isto é, não andei em redline.


Já houve provas de 10k em que corri mais, nomeadamente em ritmos de 5´a 5´10", nesta prova obtive a marca de 55´28" a uma média de 5´39",


clicar no link para ter acesso a toda a classificação




clicar no link para ter acesso a toda a prova via Garmin Féni 6x PRO




domingo, 29 de setembro de 2019

MedioFondo Aldeias do Xisto


Foi a primeira vez que realizei uma prova de ciclismo, sim foi aos 47 anos e sabemos que tem que haver uma primeira vez para quase tudo. 


Foi num cenário idílico, na zona centro do país, nas Aldeias de Xisto, com partida e chegada na cidade do Fundão.





"O percurso do Medio Fondo, embora mais curto, não deixa de ser um excelente desafio. Uma contagem de 1ª categoria, uma de 2ª e uma de 3ª desafiarão os ciclistas na descoberta de algumas das paisagens mais inóspitas e surpreendentes da Serra do Açor. Depois de um início sem grandes dificuldades, os participantes cruzarão pela primeira vez o Rio Zêzere, antes da chegar à paisagem cinematográfica do Cabeço do Pião. Um cenário próprio de um western surpreenderá por certo quem nunca por aqui passou. 

A primeira grande subida, levará os participantes até aos 1.068 metros de altitude, no Alto do Xiqueiro, com a parte mais dura da subida a ser ultrapassada no seu final. Esta subida é no entanto marcada pela passagem nalguns dos principais ícons do complexo mineiro da Barroca Grande e Panasqueira. Os símbolos que marcam a actividade mineira espalham-se ao longo do percurso e aqui não será só a “marreta”, mas também a picareta a desafiarem os ciclistas. A dificuldade da subida associada ao enquadramento e a estes símbolos não deixam ninguém indiferente a esta passagem. De repente parece (ou apete-nos mesmo) pararmos no tempo e tentar reconstruir o que seriam os dias vividos neste local quando as minas laboravam em pleno.

O esforço da subida e o piso mais degradado da sua parte final são compensados pela longa descida até Portela de Unhais onde os participantes poderão “voar baixinho” sobre uma autêntica pista com um asfalto irrepreensível. No final situa-se o 1.º reabastecimento e logo depois a divisão dos dois percursos. 
Após um primeiro troço que os leva ao longo da margem esquerda da albufeira de Sta. Luzia, os atletas do Medio Fondo desfrutarão de uma descida em direcção ao Rio Zêzere, com passagem nas Aldeias do Xisto de Janeiro de Baixo e de Janeiro de Cima.

A passagem em Janeiro de Cima  marca o início da última subida, com passagem em Bogas de Cima, berço do projecto das Aldeias do Xisto e onde estará situado o 2.º reabastecimento. 

No final da subida, bem no alto, uma deslumbrante vista sobre a Torre (Serra da Estrela) compensará todos os que aqui chegarem. 
Mais uma descida levará os participantes até ao percurso de regresso ao Fundão e até à meta, situada no Pavilhão Multiusos." retirado do site da prova


Depois de todas as provas em que participei, desde Meias Maratonas, a Maratonas, a provas de Águas Abertas esta foi a prova mais dura em que participei, fez-me sair da minha zona de conforto, 


clicar no link para ter acesso a toda a classificação


clicar no link para ter acesso a toda a prova


sábado, 7 de setembro de 2019

III Travessia da Albufeira de Montargil

Para o que me havia de dar, fazer uma Prova de Natação em Águas Abertas. 

Tendo como objectivo de vida, o praticar desporto, para ter um Estilo de Vida Saudável, desta vez participei na III Travessia da Albufeira de Montargil na distância de 3000m. 


A pista (plano de água) estava junto do Complexo Hoteleiro, NAU Hotels and Resorts, nomeadamente na Marina e Centro Naútico de Montargil.


Tendo agora enveredado pela prática do Triatlo, tinha que experimentar isoladamente este desporto e assim foi. 
A modalidade é muito exigente, porque só podemos contar connosco e com mais ninguém, no entanto, o apoio da família tem sido preponderante.


Em virtude, de nas férias veraneantes ter praticado (treinado) muita natação de mar, era altura de tentar competitivamente. Com uma temperatura ambiente de 32.º e com a temperatura da água a uns "calditos"  de 26.º lá fui eu braçada após braçada com objectivo de terminar esta estopada de 3000m.



Consegui e estou muito feliz, por ter terminado mais uma ETAPA nesta PROVA que é a VIDA COM UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL!!!



Terminei os 3000m com um tempo final de 1h 12´ com uma média de 2´24" aos 100m.



clicando no link dá acesso à classificação


Mais uma vez gostava de agradecer ao meu mister e colega José Mateus pelo apoio que me tem dado, assim como à minha família, filho e esposa quer presença e quer pela força que têm manifestado sendo imprescindíveis neste processo. 


domingo, 7 de julho de 2019

III Triatlo David Vaz no Fundão

O III Triatlo David Vaz é uma organização da Câmara Municipal do Fundão, Associação David Vaz, Clube de Triatlo do Fundão e Grupo de Convívio e Amizade das Donas, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.



É constituído por provas de duatlo jovem em estrada, sendo a 5.ª etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes, que irá decorrer no dia 6 de Julho, Sábado, com as distâncias abaixo.

A prova jovem, Duatlo Jovem do Fundão, é a prova do Campeonato Nacional de Juvenis sendo a prova única do Campeonato Nacional de Duatlo que apura diretamente pela classificação.

É constituído por duas provas de triatlo em estrada, disputada na distância Standard sem roda, sendo a 6.ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que irá decorrer no dia 7 de Julho, Domingo, com as distâncias abaixo. Prova Distância 

O III Triatlo David Vaz irá decorrer junto à Piscina Municipal do Fundão, no centro do Fundão, sendo a partida e chegada do Duatlo Jovem do Fundão, prova do Campeonato Nacional Jovem, no mesmo local.

O III Triatlo David Vaz irá realizar-se entre a Barragem da Marateca, onde se localiza a partida, com chegada ao Fundão, jardim da Piscina Municipal do Fundão, onde se localiza a segunda transição e a meta. 

Foi a minha 2.ª participação numa prova de triatlo, ou seja, para mim ainda é tudo novo. Aqui na pose para a foto, onde me preparava para entrar no autocarro para me deslocar para a Barragem da Marateca, local onde seria efectuado o segmento da natação.
Para esta prova adquiri uma fato isotérmico, mas como está expresso nos regulamentos, que quando a temperatura da água está com uma temperatura superior a 24.º a sua utilização está proibida, que foi o que aconteceu, a água estava a uns belos 25.º, espectáculo.



O segmento de natação foram 2 voltas em triângulo com uma distância de 750m em cada volta. Neste segmento senti-me muito bem tendo feito a natação a um ritmo de 2´05"/100m, com um total de 1687m num tempo de 35´15".




Terminado o segmento da natação, seguiu-se o ciclismo, num género de montanha russa, indo até à Lardosa, tendo depois a Serra da Gardunha pela frente, ou seja, ou se subia ou se descia, isto tudo numa distância de 30km, sendo os últimos 10km sempre a descer, isto é, 30km a subir e 10km a descer, enfim BRUUUUUUTAL!!! 

No segmento do ciclismo fiz 40.84 k num tempo total de 1h 39´39" numa média de 24.6 km/h


Chegado ao parque de transição 2 no Parque Verde do Fundão, foi a vez de partir para o segmento de corrida, sendo este segmento na zona envolvente do referido parque numa distância de 10k, com uma ligeira altimetria e tendo realizado 2 voltas ao percurso.




Para a história fica o resumo da prova:

Segmento de natação1687m num tempo de 35´15" com uma média de 2´05"/100m;

Segmento de ciclismo40.84 k num tempo total de 1h 39´39" numa média de 24.6 km/h;

Segmento de corrida - 9.88k num tempo total de 1´01´27" numa média de 6´13";

Tempo total de prova - 3h 21´20"



A classificação alcançada foi o lugar 85.º na geral absoluta,  no escalão 45-49 obtive o lugar 17.º

clicando no link dá acesso à classificação


Enfim estou muito contente por ter terminado mais uma prova. 

STEP BY STEP!!!

clicando no link dá acesso a toda a prova


"TODOS MORREMOS MAS NEM TODOS VIVEMOS"


Yupi soy TRIATLETA!!!


Agradecimentos:
Ao meu treinador e colega, José Mateus que tem sido uma autêntica referência e bom conselheiro;
À minha familia, Diogo Luís Rodrigues e Maria João Rodrigues, que têm sido incansáveis no apoio que me têm dado em todo este processo.


sábado, 15 de junho de 2019

Triatlo de Alhandra - Taça de Portugal


Decorreu hoje na vila ribatejana de Alhandra o meu Batismo na modalidade do triatlo, como atleta federado, participei na TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO, Natação 750 m – Rio Tejo, Alhandra - 1 volta. Ciclismo 20km (troço inicial + 2voltas + troço de ligação ao PT) em estrada com piso em boas condições com desníveis acentuados nos troços de ligação e plana nas voltas. Os atletas terão de realizar 2 voltas com inicio em Alhandra e compreendidas entre a rotunda de Acesso à A1 que fica à entrada de Vila Franca de Xira e a rotunda à entrada de Alverca junto ao Pingo Doce. Corrida 5 km (2 voltas) em ciclovia. 


Para este Batismo de triatlo fui acompanhado pelo meu STAFF, a minha rica família, o meu filhote Diogo Luís e esposa Maria João Rodrigues, a eles o meu OBRIGADO, por me aturarem nestes meus devaneios.


III Triatlo de Alhandra é uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, do Alhandra Sporting Club e da Federação de Triatlo de Portugal. Esta competição compreende a realização de uma prova na distância Sprint a contar para a Taça de Portugal de Triatlo, e uma prova a contar para o circuito Super-Sprint. 

Natação - Cada atleta é responsável pelo cumprimento/conhecimento do respetivo percurso e nº de voltas, previamente anunciados. Todos os meios de propulsão ou respiração artificiais estão interditos. Os atletas terão, obrigatoriamente, de utilizar touca no percurso de natação, até ao Parque de Transição. O uso de fato isotérmico será permitido, caso a temperatura da água seja inferior a 22º. 


Ciclismo - É permitido andar na roda no mesmo género e desde que se encontrem na mesma volta. É obrigatório o uso de capacete rígido afivelado em toda a extensão do percurso, até à colocação da bicicleta no suporte. É obrigatório o uso de dorsal colocado nas costas e em local bem visível. Cada concorrente é responsável pelo cumprimento (conhecimento) do respetivo percurso, nomeadamente no cumprimento do número de voltas previamente anunciadas. Cada concorrente é responsável pela sua bicicleta, não sendo possível receber qualquer tipo de ajuda exterior para a sua reparação. Os atletas obrigam-se a respeitar as regras de trânsito e as indicações dadas pelos agentes de segurança. 


Corrida É obrigatório o uso de Peitoral, colocado em zona frontal, bem visível. Cada concorrente é responsável pelo cumprimento (conhecimento) do respetivo percurso, nomeadamente no cumprimento do número de voltas previamente anunciadas. É proibido o acompanhamento dos atletas por parte de qualquer outra pessoa que não esteja em competição e por parte de qualquer veículo autorizado ou não pela organização. 
Ver regulamentos em vigor em http://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/a-federacao/estatutos/




A prova teve início na marina de Alhandra e fim no passeio junto ao rio em Alhandra. Coordenadas GPS: 38.55’39.53”,9.00’20.91”


Aqui já na água do nosso Tejo, por sinal muito salobra e com uma cor algo turva. Nunca, mas nunca mesmo tinha feito uma prova de natação em águas abertas, foi agora aos 46 anos de vida que me deu para isto, no entanto podia ter outros vícios, mas este agrada-me de sobremaneira, o de ter um estilo de vida saudável.


Tinha como objectivo o terminar a prova em bom estado físico, não ficando em último e foi o que aconteceu, estou 
SUPER CONTENTE!!!

YUPI SOU TRIATLETA!!!


Para a história ficam os parciais dos vários segmentos da prova de acordo com o meu garmin:

Natação - 877m em 22´06", ritmo 2´32" aos 100m;
Ciclismo - 26.89k  em 40´12", ritmo 40.1k;
Corrida - 4.84k em 25.18k, ritmo 5´14"
Marca total - 1h 30´48"

A classificação para mim é pouco importante, no entanto, dos federados no escalão 45-49 fiquei no lugar 15. º.  e na geral ficado no lugar 119.




clicar no link dá acesso a toda a prova

clicar no link dá acesso a toda a classificação
https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/

AGRADECIMENTOS
Sem o apoio deles não teria sido possível realizar o Batismo de Triatlo nesta prova de Alhandra, são eles:
Bancaleiro Bikes, que me afinou a bicicleta;
José Mateus, o meu treinador;
e à minha família, Diogo Luís Rodrigues e à esposa Maria João Rodrigues, um GRANDE OBRIGADO!!!