sábado, 15 de junho de 2019

Triatlo de Alhandra - Taça de Portugal


Decorreu hoje na vila ribatejana de Alhandra o meu Batismo na modalidade do triatlo, como atleta federado, participei na TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO, Natação 750 m – Rio Tejo, Alhandra - 1 volta. Ciclismo 20km (troço inicial + 2voltas + troço de ligação ao PT) em estrada com piso em boas condições com desníveis acentuados nos troços de ligação e plana nas voltas. Os atletas terão de realizar 2 voltas com inicio em Alhandra e compreendidas entre a rotunda de Acesso à A1 que fica à entrada de Vila Franca de Xira e a rotunda à entrada de Alverca junto ao Pingo Doce. Corrida 5 km (2 voltas) em ciclovia. 


Para este Batismo de triatlo fui acompanhado pelo meu STAFF, a minha rica família, o meu filhote Diogo Luís e esposa Maria João Rodrigues, a eles o meu OBRIGADO, por me aturarem nestes meus devaneios.


III Triatlo de Alhandra é uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, do Alhandra Sporting Club e da Federação de Triatlo de Portugal. Esta competição compreende a realização de uma prova na distância Sprint a contar para a Taça de Portugal de Triatlo, e uma prova a contar para o circuito Super-Sprint. 

Natação - Cada atleta é responsável pelo cumprimento/conhecimento do respetivo percurso e nº de voltas, previamente anunciados. Todos os meios de propulsão ou respiração artificiais estão interditos. Os atletas terão, obrigatoriamente, de utilizar touca no percurso de natação, até ao Parque de Transição. O uso de fato isotérmico será permitido, caso a temperatura da água seja inferior a 22º. 


Ciclismo - É permitido andar na roda no mesmo género e desde que se encontrem na mesma volta. É obrigatório o uso de capacete rígido afivelado em toda a extensão do percurso, até à colocação da bicicleta no suporte. É obrigatório o uso de dorsal colocado nas costas e em local bem visível. Cada concorrente é responsável pelo cumprimento (conhecimento) do respetivo percurso, nomeadamente no cumprimento do número de voltas previamente anunciadas. Cada concorrente é responsável pela sua bicicleta, não sendo possível receber qualquer tipo de ajuda exterior para a sua reparação. Os atletas obrigam-se a respeitar as regras de trânsito e as indicações dadas pelos agentes de segurança. 


Corrida É obrigatório o uso de Peitoral, colocado em zona frontal, bem visível. Cada concorrente é responsável pelo cumprimento (conhecimento) do respetivo percurso, nomeadamente no cumprimento do número de voltas previamente anunciadas. É proibido o acompanhamento dos atletas por parte de qualquer outra pessoa que não esteja em competição e por parte de qualquer veículo autorizado ou não pela organização. 
Ver regulamentos em vigor em http://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/a-federacao/estatutos/




A prova teve início na marina de Alhandra e fim no passeio junto ao rio em Alhandra. Coordenadas GPS: 38.55’39.53”,9.00’20.91”


Aqui já na água do nosso Tejo, por sinal muito salobra e com uma cor algo turva. Nunca, mas nunca mesmo tinha feito uma prova de natação em águas abertas, foi agora aos 46 anos de vida que me deu para isto, no entanto podia ter outros vícios, mas este agrada-me de sobremaneira, o de ter um estilo de vida saudável.


Tinha como objectivo o terminar a prova em bom estado físico, não ficando em último e foi o que aconteceu, estou 
SUPER CONTENTE!!!

YUPI SOU TRIATLETA!!!


Para a história ficam os parciais dos vários segmentos da prova de acordo com o meu garmin:

Natação - 877m em 22´06", ritmo 2´32" aos 100m;
Ciclismo - 26.89k  em 40´12", ritmo 40.1k;
Corrida - 4.84k em 25.18k, ritmo 5´14"
Marca total - 1h 30´48"

A classificação para mim é pouco importante, no entanto, dos federados no escalão 45-49 fiquei no lugar 15. º.  e na geral ficado no lugar 119.




clicar no link dá acesso a toda a prova

clicar no link dá acesso a toda a classificação
https://www.federacao-triatlo.pt/ftp2015/resultados/

AGRADECIMENTOS
Sem o apoio deles não teria sido possível realizar o Batismo de Triatlo nesta prova de Alhandra, são eles:
Bancaleiro Bikes, que me afinou a bicicleta;
José Mateus, o meu treinador;
e à minha família, Diogo Luís Rodrigues e à esposa Maria João Rodrigues, um GRANDE OBRIGADO!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário