domingo, 10 de maio de 2020

IRONMAN VR6

IRONMAN VR6 (Virtual Race 6)


Tendo realizado a última prova a 23 de fevereiro, a Maratona de Sevilha, foi talvez a última Maratona realizada a nível mundial, porque depois veio a PANDEMIA. 

Se nos tivessem dito, que pela frente se avizinhava uma nuvem de INCERTEZA em relação a tudo o que nos rodeava eu e ninguém acreditaria. 

O inicio do mês de março, marcou uma mudança para nós portugueses e um pouco por toda a Europa, já que fomos todos "colocados" nos nossos lares, ou seja, ficamos em QUARENTENA (que palavrão).

Fomos obrigados a estar confinados (mais um palavrão), com impossibilidade de nos deslocarmos para os nossos locais de trabalho, com impossibilidade de ver os nossos familiares, ou seja, vivemos momentos inusitados, raros, únicos enfim estranhos muito estranhos...

Jamais pensaríamos alguma vez estar sujeitos enquanto seres humanos, a isto!!!


Neste período, o de confinamento, em que todo o Mundo vive, a prática física do corpo humano tem sido uma atividade permitida no nosso país, no entanto, com algum distanciamento.

Tenho tido o privilégio de continuar a praticar as modalidades que gosto, correr e andar de bicicleta porque nadar tem sido impossível, uma vez que todas as piscinas estão encerradas por questões óbvias, de saúde pública. 

Fui talvez, um dos últimos utilizadores da Piscina Municipal dos Assentos de Portalegre, a praticar Natação, já que no dia seguinte, as medidas de fecho dos espaços desportivos foram aplicadas. 

Nesta saga, os eventos desportivos de triatlo e de atletismo estão adiados sine die, ou seja, sem data de previsão de retorno. 

Os organizadores dos eventos estão assim impossibilitados de pôr eventos em prática, no entanto a criatividade de alguns impressiona.

A marca IRONMAN, está a criar Challenges (Desafios), aos atletas de  todo o mundo para que os efectuem, ou seja, o Marketing da marca é brutal. Este evento já vai na sua 6.ª edição.


Para este desafio inscreveram-se 21 089 atletas.



Então o desafio que aceitei, foi o de realizar em 3 dias consecutivos 3 eventos desportivos, nomeadamente:

- um Treino de Corrida de 3km;
- um Treino de Ciclismo de 40km;
- por último um Treino de Corrida de 10km.


Na sexta-feira, realizei o primeiro evento - Treino de Corrida de 3km - obtive a marca de 14´59" com uma média de 4´58".


No sábado, realizei o segundo evento - Treino de Ciclismo de 40km - obtive a marca de 1h25´ com uma média de 28km/h;


Na domingo realizei o terceiro evento - Treino de Corrida de 10km - obtive a marca de 54´35" com uma média de 5´27" .


Completei o desafio em 2 h 35´13"

Como referi anteriormente, neste momento delicado que estamos a viver, os operadores, organizadores de provas e marcas desportivas têm que que se reinventar para cativarem verbas, já que estão impedidos pela via das provas que organizam.

A marca IRONMAN, como forma de se reinventar tem proposto "Challenges" aos triatletas.

Com a conclusão dos eventos, após os triatletas estarem registados na plataforma e com o emparelhamento dos equipamentos, Garmin, Polar, Suunto..., os eventos são carregados no site da prova e será gerada a classificação, relembro que este Challenge termina às 23.59 de hoje, só depois é que é emitida a classificação final.

Urge realçar, que todos os atletas que participam na prova o podem fazer de várias formas, desde corrida e bicicleta na estrada, como o podem fazer na passadeira e no rolo indoor, no entanto, aqui se conclui que não estão todos com o acesso às mesmas condições, uns praticam INDOOR outros praticam OUTDOOR, serve apenas para estarmos com o FOCO.



No momento que terminei o DESAFIO a minha classificação era o lugar 3969.º em 21 089 inscritos.

O prémio FINISHER é este que apresento aqui:

- uma medalha do evento;
- um diploma de participação;
- um chapéu da marca;
- uma máscara social da marca IRONMAN, tudo isto com uma participação financeira e é aqui que a marca cativa verbas.


A reinvenção da marca IRONMAN passa por aqui, já que os CHALLENGES que realizam, depois canalizam para o site https://eu.ironmanstore.com/ironman-vr  para os atletas adquirirem merchandising dos eventos que vão realizando e assim mantém os atletas ativos e com alguns objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário