sábado, 20 de dezembro de 2014

São Silvestre do Crato 2014

Mais uma etapa deste longo percurso concluída, que é o "Rumo a um Estilo de Mais Vida Saudável - Praticando Desporto"  desta vez foi na minha terra no Crato. 
Foi a minha 3.ª participação na São Silvestre, evento que já leva 17 edições, todas as que participei foram excelentemente organizadas, deste modo, o meu irmão Hélder Rodrigues, encontra-se assim de Parabéns.

Mais uma vez estive em representação do ACPORTALEGRE/UTSM, equipa de grandes atletas, excelentes pessoas e bons amigos.


Para esta prova, encontrei amigos, nomeadamente o Cajé Filipe que comigo participou na Maratona de Lisboa e o meu irmão Hélder, que tinha como grande objetivo seu ganhar-me, o que veio a acontecer, já que conhecia sobejamente o percurso, tendo-o definido e treinado nele bastantes vezes.
Agora com os meus amigos António Caldeira e Jorge Silva.

Neste dia de São Silvestre a família Rodrigues teve igualmente representada em outras provas, a minha sobrinha Leonor Rodrigues e o primo Miguel Rodrigues participou na categorias de Benjamins femininos.

A Beatriz Matos e a Mafalda Rodrigues também deram o seu contributo nesta prova.

A minha esposa Maria João Rodrigues, a minha cunhada Lúcia Correia a minha prima Paula Rodrigues todas participaram na Caminhada com a distância 5.180m.


O meu filho Diogo Rodrigues, desta vez já participou em representação do Clube 4 Estilos, que tem como missão a participação em provas de Atletismo - BTT/Ciclismo - Natação - Triatlo - Duatlo.

O Diogo desta vez voltou a subir ao pódio na sua categoria, como atleta do Crato.

À partida para esta prova encontrava-me bem físicamente, mas como é natural um pouco nervoso, já que correr na terra de onde se é oriundo tem os seus QUÊS!!!
Éramos cerca de 300 atletas muitos de élite, muitos prós e muitos Atletas Populares (designação espanhola para identificar o atleta comum) onde eu me insiro. Todos os meus colegas do ACP já são atletas com muitas voltas à Terra, isto é, correm há muitos anos e muitos anos. A minha pessoa apenas corre há dois anitos.
Em provas anteriores por vezes encontro-me sozinho, e de certa forma acaba por me desmotivar o que no final se reflete num tempo modesto.

Nesta prova essa situação não sucedeu, ou seja, em todo o percurso tentei encontrar alguém com um ritmo similar ao meu, quem foi, quem foi? 
Sim foi a Lena Ceia, atleta com um ritmo muito bom, que em todas as provas que participei com ela, tinha tido melhores prestações que eu. 
Desta vez, esta senhora foi o meu Anjo da Guarda.
Durante todo o percurso fomo-nos apoiando um ao outro, nas subidas eu puxava pela Lena, nas descidas a Lena puxava por mim.
Recordo ainda um episódio desta prova, em que ainda tive um precalço, na subida a seguir ao campo de futebol tive que parar e voltar para trás para recolher o dorsal que havia caído (pena os dorsais serem de papel).
Nesta prova andei a ritmos alucinantes, desde a subir como a descer, ritmos que nunca tinha praticado, esta senhora foi a responsável pela minha marca já que fomos sempre olhando pelo ombro, para ver onde ia cada um.
Com este espírito de entre-ajuda conseguimos chegar lado a lado e de mão dada à meta.

Muito obrigado Lena Ceia pelo teu empenho e dedicação!!!
Aqui acompanhado pelo campeão, vencedor da prova e amigo Bruno Paixão e por outro grande atleta o Trinca Marco Nabais.
Como oriundo do Crato, mais um ano consegui subir ao pódio, desta vez no 3.º lugar, sendo em 2.º lugar António Caldeira e em 1.º lugar Hélder Rodrigues

Sendo esta a minha 3.ª participação nas São Silvestres que já foram organizadas, gostava de vos mostrar a minha evolução nesta prova, então na edição de 2012, foi assim:

São Silvestre do Crato 2012 - Distância 5.180m – 34´31´´ (média 7´02´´)

São Silvestre do Crato 2013 - Distância 10.420m – tempo 57´42´´ (média 5´33´´)

 São Silvestre do Crato 2014 - Distância 10.420m – tempo 52´44´´ (média 5`05´´)

 Palavras para quê? 
Quando queremos, CONSEGUIMOS! Se eu CONSEGUI, tu também CONSEGUES!!!


Clicando no link dá acesso à classificação


Clicando no link dá acesso a toda a prova

Próximas provas em que estou inscrito:

Trail Vicentino - 11 janeiro - 21 km
Maratona de Sevilha - 22 de fevereiro - 42.195m

O próximo post será para fazer a análise do ano que termina, 2014 e para perspectivar o que se inicia, 2015.



6 comentários:

  1. Parabéns pela coragem, dedicação e capacidade de superação pessoal que tão bem conheço em ti. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado esposa. Este empenho e dedicação acontece para ser um exemplo para o nosso filhote e mostrar-lhe que não podemos desistir em nada.

      Eliminar
  2. Boa evolução! É de continuares e naturalmente os tempos nas distâncias irão diminuir.

    ResponderEliminar