domingo, 29 de setembro de 2019

MedioFondo Aldeias do Xisto


Foi a primeira vez que realizei uma prova de ciclismo, sim foi aos 47 anos e sabemos que tem que haver uma primeira vez para quase tudo. 


Foi num cenário idílico, na zona centro do país, nas Aldeias de Xisto, com partida e chegada na cidade do Fundão.





"O percurso do Medio Fondo, embora mais curto, não deixa de ser um excelente desafio. Uma contagem de 1ª categoria, uma de 2ª e uma de 3ª desafiarão os ciclistas na descoberta de algumas das paisagens mais inóspitas e surpreendentes da Serra do Açor. Depois de um início sem grandes dificuldades, os participantes cruzarão pela primeira vez o Rio Zêzere, antes da chegar à paisagem cinematográfica do Cabeço do Pião. Um cenário próprio de um western surpreenderá por certo quem nunca por aqui passou. 

A primeira grande subida, levará os participantes até aos 1.068 metros de altitude, no Alto do Xiqueiro, com a parte mais dura da subida a ser ultrapassada no seu final. Esta subida é no entanto marcada pela passagem nalguns dos principais ícons do complexo mineiro da Barroca Grande e Panasqueira. Os símbolos que marcam a actividade mineira espalham-se ao longo do percurso e aqui não será só a “marreta”, mas também a picareta a desafiarem os ciclistas. A dificuldade da subida associada ao enquadramento e a estes símbolos não deixam ninguém indiferente a esta passagem. De repente parece (ou apete-nos mesmo) pararmos no tempo e tentar reconstruir o que seriam os dias vividos neste local quando as minas laboravam em pleno.

O esforço da subida e o piso mais degradado da sua parte final são compensados pela longa descida até Portela de Unhais onde os participantes poderão “voar baixinho” sobre uma autêntica pista com um asfalto irrepreensível. No final situa-se o 1.º reabastecimento e logo depois a divisão dos dois percursos. 
Após um primeiro troço que os leva ao longo da margem esquerda da albufeira de Sta. Luzia, os atletas do Medio Fondo desfrutarão de uma descida em direcção ao Rio Zêzere, com passagem nas Aldeias do Xisto de Janeiro de Baixo e de Janeiro de Cima.

A passagem em Janeiro de Cima  marca o início da última subida, com passagem em Bogas de Cima, berço do projecto das Aldeias do Xisto e onde estará situado o 2.º reabastecimento. 

No final da subida, bem no alto, uma deslumbrante vista sobre a Torre (Serra da Estrela) compensará todos os que aqui chegarem. 
Mais uma descida levará os participantes até ao percurso de regresso ao Fundão e até à meta, situada no Pavilhão Multiusos." retirado do site da prova


Depois de todas as provas em que participei, desde Meias Maratonas, a Maratonas, a provas de Águas Abertas esta foi a prova mais dura em que participei, fez-me sair da minha zona de conforto, 


clicar no link para ter acesso a toda a classificação


clicar no link para ter acesso a toda a prova


Sem comentários:

Enviar um comentário